Adega de Vidigueira eleita Cooperativa do ano 15/02/2016
 

A Adega de Vidigueira foi distinguida com um dos mais prestigiados galardões do universo vitivinícola, ao ser eleita “Cooperativa do Ano”. O reconhecimento veio pela Revista de Vinhos, que há 19 anos promove os prémios “Os melhores do ano 2015”.

Estes prémios, considerados os “Óscares do Vinho”, foram entregues no Velódromo Nacional - Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Anadia. Numa gala onde estiveram presentes cerca de 900 pessoas, entre elas a equipa da Revista de Vinhos os principais agentes do ramo vitivinícola e gastronómico, nomeadamente produtores de vinho, enólogos, técnicos de viticultura, escanções e empresários nacionais, a Adega de Vidigueira subiu ao palco para receber pela primeira vez na sua longa história esta distinção.

A propósito deste prémio, José Miguel Almeida, presidente da Adega, diz «estamos muito felizes pelo facto de ver o nosso trabalho uma vez mais reconhecido, desta vez por uma das mais importantes publicações de vinhos do país. Este prémio distingue os nossos mais de 300 associados, e demonstra o trabalho que temos vindo a fazer pela região, hoje uma já reconhecida e incontornável referência para os apreciadores».

«Este ano é para nós muito especial, pois celebramos 55 anos de existência, o que nos torna numa das mais antigas Adegas Cooperativas do país, o que dá um sabor ainda mais especial a esta conquista», continua José Miguel Almeida.

Este prémio «coroa todo o investimento e trabalho que estamos a desenvolver para nos mantermos uma Adega atual, adequada às tendências do setor e do mercado, mas sobretudo promotora das características de excelência da nossa sub-região, quer através da aposta nas castas aí originárias, como é o caso do Antão Vaz, quer através de outras castas que aí encontram condições de excelência ara o sue desenvolvimento, como tem sido o caso da Alicante Bouschet» finaliza o presidente da Adega de Vidigueira.  

A pesquisa para atribuição dos prémios é feita a priori durante todo o ano. Durante o qual, os intervenientes na iniciativa efetuam inúmeras provas e visitas a adegas, de forma a escolher, segundo critérios editoriais, com o maior precisão e confiança. Destes surgem aqueles que representam o melhor do ramo vínico em Portugal.

Os nomeados dividem-se nas categorias de “Prémios de Excelência”, “Os Melhores de Portugal” e “Boas Compras”. Para além dos vinhos, existem desanove categorias que a Revista distingue com “Prémios Especiais”, nomeadamente o prémio de “Cooperativa do Ano”.

É ainda de salientar que, também este ano, a Adega viu quatro dos seus vinhos serem recomendados com o selo “Boa Compra”, igualmente atribuídos pela Revista de Vinhos, com os seus vinhos Homenagem ao Cante (tinto), Vidigueira Antão Vaz (branco) e Vigueira Alicante Bouschet (tinto).

Adega de Vidigueira eleita Cooperativa do ano
Copyright (c) Adega cooperativa da Vidigueira - 2013 - Design by HBR Morada