• No products in the cart.
Finalizar Compra

Sobre a Adega

Mensagem do Conselho de Administração

Em janeiro de 2012 iniciámos a nossa viagem como responsáveis pelos destinos da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, CRL.

A envolvente contextual do setor não nos deixava, e não nos deixa, margem para abordagens de mercado que não sejam as da melhoria contínua em todos os âmbitos, para a apresentação de produtos altamente competitivos e dotados de um significativo valor acrescentado.

Optámos por abraçar, com todo o empenho, o maior projeto de investimento da história da Adega. Razões que estiveram no centro desta operação: fazer um investimento material com impacto direto no incremento quantitativo, mas sobretudo na melhoria qualitativa dos nossos vinhos…

Mas o vinho é muito mais do que isso… o vinho é história. Por isso desenvolvemos o novo conceito de comunicação para as nossas marcas, tendo centrado esforços em transmitir a mensagem de uma história em torno dos nossos vinhos, incrementando a notoriedade e reconhecimento pelo valor da Marca.

Mas o vinho também é Arte e Cultura! Por isso brindemos ao Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, iniciativa única e singular da qual nos orgulhamos, e na qual depositamos enormes expectativas.

A todos os que connosco queiram partilhar esta viagem, deixamos o nosso Convite!

O Conselho de Administração
José Miguel Almeida (Presidente)
Renato Ramalho
Ricardo Oliveira

Missão, Visão e Valores

Missão

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, conduz as suas atividades de uma forma orientada para o futuro, garantindo aos seus clientes produtos com elevado nível de Qualidade. Numa filosofia de melhoria contínua a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito aposta na formação dos seus colaboradores e no desenvolvimento tecnológico para fazer face às alterações e evoluções do mercado, alcançando uma maior satisfação das expectativas e necessidades dos clientes.

Visão

A Adega Cooperativa de Vidigueira pretende consolidar a sua posição no âmbito do mercado nacional e conquistar o mercado externo.

Valores

  • Manter a capacidade de resposta adequada em tempo útil e quantidade pretendida.
  • Reforçar e incentivar as sugestões válidas dos colaboradores, integrando-as nas diretivas de gestão da Adega.
  • Pesquisar e desenvolver continuamente meios e processos que permitam que as tarefas sejam executadas de uma forma mais segura e confortável.
  • Apostar num crescimento sustentado, rentabilizando os meios disponíveis, de forma a aumentar a competitividade.
  • Cultivar um relacionamento construtivo, duradouro e de confiança mútua com os associados e parceiros comerciais.
  • Recompensar a assiduidade, produtividade, cumprimento das normas e princípios e a disponibilidade demonstrada pelos colaboradores.
  • Fomentar e recompensar o trabalho em equipa com o objetivo de aproveitar as sinergias de grupo.
  • Desenvolver e fomentar empatias com os clientes e fornecedores humanizando o relacionamento comercial.
  • Demonstrar a recetividade e empenhamento da Administração na resolução de dúvidas ou outras questões dos colaboradores.

Política de Qualidade

A continuação e consolidação do sucesso da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, depende fortemente da capacidade de fornecer produtos com elevados padrões de qualidade. Com a definição da política da qualidade a Adega pretende:

  • Consolidar e promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade implementado
  • Respeitar a legislação em vigor para o setor, de acordo com os preceitos da Segurança Alimentar para os seus produtos, implementados segundo o Sistema HACCP.
  • Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes e de todos os interessados, funcionando de acordo com o Sistema de Gestão de Qualidade implementado.
  • Apostar na inovação tecnológica.
  • Apostar na otimização dos processos produtivos.
  • Reforçar a contribuição prestada no desenvolvimento sócio-económico da região.
  • Incentivar o bom desempenho e perseverança dos colaboradores.
  • Sabendo que a Qualidade e a Segurança Alimentar são o único caminho a seguir no fabrico de produtos alimentares, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito orgulha-se de ter tomado a iniciativa de satisfazer as exigências dos seus clientes.

Objetivos da Qualidade

De modo a consubstanciar e concretizar a sua Política da Qualidade, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito estabeleceu os seguintes objetivos de Qualidade:

  • Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001:2008.
  • Manutenção da Segurança Alimentar dos produtos produzidos.
  • Constituição da Adega como Organização de Produtores.
  • Aumento da capacidade de engarrafamento de vinhos.
  • Aumento do volume de vendas para o mercado externo.
  • Aumento do nível de satisfação dos clientes.
  • Informatização de todo o processo produtivo.
  • Atualização do Cadastro Vitícola.
  • Implementação do Plano de Marketing.
  • Higiene e segurança dos colaboradores.

Os objetivos definidos encontram-se detalhados de modo específico no Plano de Ação Global para a Qualidade (PG01).

Controlo de qualidade do vinho

Investigação & Desenvolvimento

Acreditamos que a competitividade se conquista com base numa constante procura pelo desenvolvimento em vários âmbitos: produtivo, técnico, operacional e humano.

Acreditamos que, sempre com base na formação e empenho dos recursos que compõem a «nossa casa», é possível melhorar num constante desafio a nós próprios.

Por isso em maio de 2012 lançámos a primeira pedra de um empreendimento que está a contribuir para o incremento da nossa competitividade: a nossa nova infraestrutura industrial.

VIDIGEL

O presente Projecto de Investimento visa a instalação de uma pequena Unidade de Produção de Gel Antisséptico nas instalações da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA), sitas na Zona Industrial, em Vidigueira.

Atenta ao evoluir da situação de Pandemia provocada pela COVID-19, a ACVCA iniciou todos os procedimentos para o Registo e Produção de Gel Antisséptico.

Esta Unidade de Produção permitiu dar resposta às necessidades de Gel Antisséptico que se fazem sentir, garantindo de forma segura um abastecimento regular às várias entidades.

Temos neste momento em curso um Protocolo de Abastecimento com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, fizemos entregas à Federação de Bombeiros do Distrito de Beja (15 corporações de bombeiros) e a muitas dezenas de IPSS, municípios, forças de Segurança, etc.

Toda esta produção, que distribuímos de forma inteiramente gratuita, foi produzida de forma laboratorial, o que dificulta a capacidade de resposta e implica maiores custos de produção.

Iniciámos, a 1 de maio, um novo protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa, a nível nacional, pelo que é para nos urgente e importantíssimo ter capacidade de produção de forma segura, eficaz e eficiente.

Com esta atividade, a ACVCA, sendo uma das principais entidades empregadoras da Região, manteve e pretende manter a totalidade dos seus postos de trabalho ativos, sem recurso a lay off nem a despedimentos e, inclusivé contratou um novo recurso humano no início de março, que tem sido essencial na preparação e implementação das medidas do Plano de Contingência no âmbito da COVID-19.

Scroll to top Reserve Agora