• No products in the cart.
Finalizar Compra

Vinho de Talha

Uma tradição alentejana e de Vidigueira, Cuba e Alvito

Se há vinho que esteja tão profundamente ligado ao Alentejo e nomeadamente aos Concelhos de Vidigueira, Cuba e Alvito, esse é sem dúvida o Vinho de Talha.

De Talha, porquê? Porque os Romanos que estiveram no que é hoje Portugal entre o sec. II (A.C.) e o séc. V, deixaram-nos a tradição de fazer vinho em grandes potes ou ânforas de barro, às quais chamavam talhas ou cubas.

Essa tradição milenar foi escrupulosamente mantida até aos nossos dias pelas gentes do Alentejo, e o vinho de talha que esteve quase a desaparecer no séc. XX, está hoje num crescendo de notoriedade e popularidade, sendo já reconhecido e certificado pela CVRA (Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo).

Vila de Frades, freguesia do Concelho de Vidigueira, iniciou em 1987 um certame exclusivamente dedicado ao Vinho de Talha. É a VITIFRADES, a única feira e evento em Portugal, dedicado exclusivamente a esta peculiar maneira de fazer vinho, e tem lugar todos os anos no segundo fim de semana de dezembro.

O vinho de Talha, pelas suas condições e particularidades de fabrico, é um vinho que deve ser bebido jovem, pois não passa por barricas de madeira, não tem adição de produtos químicos e é, por isso, um vinho genuíno.

O município de Vidigueira criou e lidera uma candidatura para levar o Vinho de Talha a Património da Humanidade. A este projeto juntaram-se mais de 20 outros municípios alentejanos, pelo que daqui a algum tempo, este processo de fazer vinho obterá seguramente esta distinção da UNESCO.

vinho de talha

O vinho de talha na nossa adega

Era grande o desejo da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, em fazer um Vinho de Talha, produto tão popular na nossa região. E a oportunidade surgiu na vindima de 2017, em que foram cheias quatro talhas, entretanto adquiridas, com uvas provenientes de Vinhas Centenárias, propriedade de alguns dos nossos associados da zona de Vila Alva. Daí o nome deste vinho: VILA ALVA – VINHAS CENTENÁRIAS.

No dia da sua apresentação oficial, o Centro Cultural de Vila Alva foi demasiado pequeno para receber as muitas centenas de pessoas que aí se deslocaram para assistir ao lançamento do VILA ALVA – VINHAS CENTENÁRIAS, provando-se que a cultura, as tradições e o vinho de talha andam há muito de mãos dadas.

Também em homenagem ao Vinho de Talha, o novo Projecto de Enoturismo avança a olhos vistos. A CASA DAS TALHAS, será o local onde os enoturistas poderão encontrar várias talhas de Barro e os tradicionais equipamentos e utensílios associados à produção artesanal do vinho de talha.

Scroll to top