Adega de Vidigueira espera ano de qualidade promissora

Os cerca de 300 associados da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) começam hoje a sua habitual vindima, após terem cuidadosamente acompanhado durante todo o ano agrícola o desenvolvimento das suas uvas.

«Colhe-se aquilo que se plantou, e que se cuidou», como se diz no campo, e este é um tempo associado às colheitas. Nas próximas semanas, é em ambiente de grande trabalho e de festa, que serão apanhadas cerca de 9 500 toneladas de uvas, que depois de processadas na ACVCA, darão origem aos extraordinários vinhos desta cooperativa.

«Esperamos manter este ano os níveis de receção de uvas e de produção de vinhos do ano transacto. Isto deixa-nos confiantes, embora reconheçamos que a qualidade das uvas este ano pode ser ligeiramente superior ao ano passado, já que as condições climatéricas foram bastante mais favoráveis», adianta o engº José Miguel Almeida, Presidente do Conselho de Administração da Adega.

O engº Luís Morgado Leão, enólogo da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, refere que «A casta Antão Vaz apresenta-se este ano com cachos bem formados, que evoluíram muito bem ao longo do ano, de uma forma equilibrada.». E acrescenta: «Como não houve problemas de doenças, nem ondas de calor e choques de temperatura como nos últimos dois anos, estou convencido que, quer em brancos quer em tintos, vamos ter vinhos este ano de uma qualidade bem interessante».

Na Adega este é também o momento de continuar a contar com o precioso apoio do Centro de Análise e Pesagem das uvas (CAP), assim como com os novos equipamentos entretanto instalados, nomeadamente a linha de receção de uvas tintas, a zona de fermentação com capacidade para 1,2 milhões de quilos, e uma nova prensa pneumática.

 

Seleccione um ponto de entrega