Questões ambientais na ordem do dia

A valorização dos subprodutos da vitivinicultura

A Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito em parceria com a Câmara Municipal de Vidigueira, com o Instituto Politécnico de Beja e com a empresa Hidrozono, assinou um protocolo que aposta na compostagem de vários dos seus subprodutos industriais.

No final irá obter-se matéria para aumentar a fertilização dos solos agrícolas, pelo que neste projeto a Adega dá resposta a uma situação existente, pois em resultado da nossa atividade, produzimos muitas toneladas de subprodutos que podem ser mais bem valorizados.

Este projeto arrancou na época das vindimas de 2018, e os materiais resultantes do trabalho da nossa Adega, a que se juntaram as águas de lavagem, detritos diversos, etc. são objeto de um estudo-piloto de compostagem feito pela empresa Hidrozono, com o apoio dos laboratórios do IPB, que realiza análises e o necessário acompanhamento laboratorial.

Os produtos resultantes da atividade industrial da Adega, estão num processo de compostagem, sendo analisada e monitorizada a sua evolução. Na primavera serão feitos ensaios de germinação, para validar a utilização dos compostos resultantes, que depois enriqueceram os terrenos onde os nossos cooperadores têm as suas vinhas plantadas.

Please Login to Comment.

Seleccione um ponto de entrega