• No products in the cart.
Finalizar Compra

Quando o vinho é uma viagem…

A 20 de maio de 1498 D. Vasco da Gama chegava à Índia, depois de uma viagem de quase um ano, cheia de tormentas e de grandes desafios. A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito lançou vários Vinhos Vidigueira, pretendendo assim relembrar e homenagear D. Vasco da Gama, feito Conde de Vidigueira, após a sua épica viagem.

Provar e beber os vinhos do portfolio da Adega é uma viagem vínica, de descoberta de novos aromas e sabores, em tudo igual à viagem de Vasco da Gama até aos aromas e sabores do oriente.

Os vinhos da nossa adega estão assim divididos em sete atos, cada um deles representando uma das fases desta viagem, simultaneamente vínica e de descoberta.

ATO I - O Prenúncio da Viagem: inicia-se assim os preparativos para a Grande Viagem. Este momento representa para nós o início da marca NAVEGANTE, um vinho rústico.
ATO II - A Partida - Representa o começo de uma nova conquista, a descoberta do caminho marítimo de Lisboa a Calecute. Durante alguns anos a marca VILA DOS GAMAS indicou o percurso da nossa Adega.
ATO III - A Saudade - Revela o momento da viagem onde os marinheiros saudosos relembram o seu país, e assim nasce a marca VIDIGUEIRA, que mostra o equilíbrio entre a frescura dos vinhos dos atos anteriores, e a complexidade do que está para vir.
ATO IV - A Inspiração - Alcançam assim o ponto crucial da viagem, a travessia do Cabo das Tormentas, passando a ser chamado de Cabo da Boa Esperança. Este ato é representado por cinco referências: o VIDIGUEIRA ANTÃO VAZ, o VIDIGUEIRA PERRUM, o VIDIGUEIRA ALICANTE BOUSCHET, o VIDIGUEIRA TOURIGA NACIONAL e o VIDIGUEIRA SYRAH. São vinhos que exibem a singularidade dos nossos solos e em alguns casos das nossas castas (Antão Vaz, Perrum e Touriga Nacional).
ATO V - A Decisão - Dom Vasco da Gama é forçado a tomar uma decisão crucial: seguir em direção ao seu objetivo, alcançar Calecute, ou regressar a Portugal. Na nossa viagem vínica avançamos para o VIDIGUEIRA GRANDE ESCOLHA, que representa o momento em que os nossos vinhos alcançam outra classe, o estágio em barricas de carvalho francês e americano.
ATO VI - A Bonança - Neste momento da sua viagem, Dom Vasco da Gama atinge uma fase de paz e tranquilidade. Também o nosso VIDIGUEIRA RESERVA vem marcar na nossa Adega um momento de equilíbrio.
Por fim o ATO VII – A Conquista: Dom Vasco da Gama e a sua tripulação chegam finalmente a Calecute a 20 de maio de 1498. Para fechar este período da história, a nossa Adega lança o VIDIGUEIRA 1498 – GRANDE RESERVA, homenagem a esse momento, uma referência com edição limitada a 1498 garrafas, numeradas.
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito produz outros vinhos que merecem um destaque especial. OS ESPUMANTES, os VINHOS GENEROSOS, até as AGUARDENTES são apenas a prova do saber instalado na Adega, e da sua imensa capacidade em apresentar produtos inovadores capazes de conquistar todos os gostos em todos os mercados.
Scroll to top