História da Adega

A História da Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito foi fundada em 1960, mas a sua cronologia vai muito para além dos seus 60 anos de existência. Foi criada para proteger a vinha, o vinho e o estilo de vida milenar desta sub-região de vinhos e aportar ainda mais renome e qualidade ao vinho aqui produzido.

Ao longo dos anos, um intenso esforço tem-se vindo a fazer para proteger as castas e as técnicas de produção, pelo que, no património vitícola da Adega descobrem-se castas autóctones, aperfeiçoadas de geração em geração, entre as quais sobressai a Antão Vaz. Esta casta legitimada como a casta da Vidigueira e musa inspiradora da Adega, dá origem a um vinho branco excecional cuja notoriedade lhe vale o título de «O Branco do Alentejo». 

Com uma produção aproximada de 4,7 milhões de garrafas de vinho por ano e 8 milhões de kilos de uva por vindima, resultado da exploração de cerca de 1500 hectares de vinha dos seus cerca de 300 sócios, é hoje uma moderna e proeminente adega. Nunca esquecendo as suas origens, projeta-se para o futuro apoiada nas gentes e na qualidade do terroir da sub-região de vinhos. 

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito Vinho
Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito Adega Venha Vinho

Mensagem do Conselho de Administração

Em janeiro de 2012 iniciámos a nossa viagem como responsáveis pelos destinos da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, CRL.

A envolvente contextual do setor não nos deixava, e não nos deixa, margem para abordagens de mercado que não sejam as da melhoria contínua em todos os âmbitos, para a apresentação de produtos altamente competitivos e dotados de um significativo valor acrescentado.

Optámos por abraçar, com todo o empenho, o maior projeto de investimento da história da Adega. Razões que estiveram no centro desta operação: fazer um investimento material com impacto direto no incremento quantitativo, mas sobretudo na melhoria qualitativa dos nossos vinhos…

Mas o vinho é muito mais do que isso… o vinho é história. Por isso desenvolvemos o novo conceito de comunicação para as nossas marcas, tendo centrado esforços em transmitir a mensagem de uma história em torno dos nossos vinhos, incrementando a notoriedade e reconhecimento pelo valor da Marca.

Mas o vinho também é Arte e Cultura! Por isso brindemos ao Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, iniciativa única e singular da qual nos orgulhamos, e na qual depositamos enormes expectativas.

A todos os que connosco queiram partilhar esta viagem, deixamos o nosso Convite!

O Conselho de Administração
José Miguel Almeida (Presidente)
Renato Ramalho
Ricardo Oliveira

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito Conselho de Administração na Casa das Talhas. Membros do conselho de administração: José Miguel Almeida (Presidente), Renato Ramalho e Ricardo Oliveira

Política da Qualidade e da Segurança Alimentar

A continuação e consolidação do sucesso da Adega Cooperativa de Vidigueira, depende fortemente da capacidade de fornecer produtos com elevados padrões de qualidade. Com a definição da política da qualidade e segurança alimentar a Adega Cooperativa de Vidigueira, pretende:

  • Consolidar e promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar implementado, respeitando a legislação em vigor para o sector, e os requisitos normativos.
  • Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes e das partes interessadas, funcionando de acordo com o Sistema de Gestão de Qualidade e Segurança Alimentar implementado.
  • Apostar na inovação Tecnológica.
  • Apostar na otimização dos processos produtivos.
  • Diversificação de marcas e produtos.
  • Reforçar a contribuição prestada no desenvolvimento socioeconómico da região.
  • Incentivar o bom desempenho e perseverança dos colaboradores.
  • Estabelecer a comunicação adequada com as partes interessadas de modo a garantir a gestão de incidentes, e assim contribuir para a segurança alimentar dos consumidores.

Sabendo que a Qualidade e a Segurança Alimentar são o único caminho a seguir no fabrico de produtos alimentares, a Adega Cooperativa de Vidigueira, orgulha-se de promover a satisfação e as exigências dos seus clientes e dos consumidores dos seus produtos.

Objetivos da Qualidade e da Segurança Alimentar

De modo a consubstanciar e concretizar a sua Política da Qualidade, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito estabeleceu os seguintes objetivos de Qualidade:

  • Renovação da Certificação pela NP EN ISO 9001:2015; transição para a NP EN ISO 22000:2018; Certificação IFS – International Featured Standards.
  • Colocação no mercado de produtos seguros para o consumidor através do cumprimento de Planos HACCP e PPRO.
  • Responder eficazmente a situações de emergência.
  • Garantir a rastreabilidade dos produtos por forma a assegurar a sua retirada do mercado, se necessário.
  • Estabelecer canais de comunicação com clientes, fornecedores, organismos oficiais e outras partes interessadas.
  • Manutenção do nível de Satisfação dos Clientes.
  • Cadastro Vitícola atualizado.
  • Continuação da implementação de estratégias de Marketing.
  • Otimização do Processo Produtivo.
  • Dinamização do Serviço de Enoturismo.
  • Fortalecer a marca “Vidigueira”.
  • Minimizar os impactos decorrentes de ameaças biológicas externas.
  • Higiene e Segurança dos colaboradores.
  • Proteção contra Terrorismo.

Os objetivos definidos encontram-se detalhados de modo específico no Plano de Ação Global para a Qualidade (PG01).

Investigação e Desenvolvimento

Acreditamos que a competitividade se conquista com base numa constante procura pelo desenvolvimento em vários âmbitos: produtivo, técnico, operacional e humano.

Acreditamos que, sempre com base na formação e empenho dos recursos que compõem a «nossa casa», é possível melhorar num constante desafio a nós próprios.

Por isso em maio de 2012 lançámos a primeira pedra de um empreendimento que está a contribuir para o incremento da nossa competitividade: a nossa nova infraestrutura industrial.