Vinhas Centenárias
Cachos mais concentrados, complexos em aromas e sabores, nascem nas Vinhas Centenárias cujas uvas dão origem aos nossos Vinhos de Talha. São vinhas raras, pela sua idade, pelas suas castas e pelas suas caraterísticas únicas que permitem a produção de vinhos intensos e cheios de personalidade.
Plantadas no coração da zona do Vinho de Talha, na sub-região de Vidigueira, estas vinhas velhas produzem uvas das castas brancas mais tradicionais do Alentejo: Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Diagalves, Larião e Perrum, algumas delas quase em extinção.
Vinho de Talha
A produção de Vinho de Talha através das uvas provenientes de vinhas centenárias pretende, não só ter uma identidade fortíssima no que toca aos aromas, mas também preservar estas vinhas centenárias e castas brancas que vão desaparecendo nesta região: Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Diagalves, Larião e Perrum.
Estas vinhas apresentam-se afastadas umas das outras, muitas vezes com oliveiras ou outras árvores pelo meio. Eram partes de hortas de serviam de subsistência para muitas famílias que tinham várias culturas num pequeno espaço de terra. Por estes motivos, não existem muitos hectares de vinhas centenárias na região. No entanto, a nossa Adega tem apoiado os seus associados para preservarem estas vinhas.
Tão simples e natural quanto o processo de produção que lhe dá vida, assim é o Vinho de Talha!