• No products in the cart.
Finalizar Compra

Vinho único no mundo: Vidigueira Perrum

Vinho único no mundo: Vidigueira Perrum

06.02.2018 por Rita Bertrand
O mais recente vinho branco da Adega da Vidigueira é um monovarietal de uma casta quase extinta em Portugal e no mundo
Era de aproveitar o slogan que há décadas o poeta Pessoa criou para a Coca-Cola: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se.” Porque, de facto, é uma surpresa – inesperada, quase esquisita, dado o seu sabor desconhecido – provar o Perrum, nome do mais recente vinho branco da Adega da Vidigueira, que é também a designação da única casta de uva de que é feito.

Perrum, sim, leu bem – variedade autóctone, com origem no Alentejo, mas quase em extinção, desaparecida dos encepamentos senão em pouquíssimos vinhedos, sendo quase só usada para acrescentar frescura e acidez aos blends brancos, sobretudo em conjugação com outra casta única na região – mas entretanto mais divulgada, muito graças também à Adega da Vidigueira – a Antão Vaz.

Este é, pois, o único Perrum de Portugal e do mundo, monovarietal de uma casta que nem os conhecedores conhecem e, portanto, o vinho mais aconselhado a quem procura surpreender, mesmo aquele amigo que até chateia, porque reconhece as castas (ou pelo menos as Tourigas, Alvarinhos e Rieslings) de olhos vendados.

Não se sabe ainda como evoluirá, se guardado este Perrum ganhará ou perderá qualidades, mas já é de louvar que a Adega da Vidigueira tenha reabilitado a casta, criando este óptimo vinho jovem, claríssimo no seu leve tom cobre, de aroma fresco (mas pouco exuberante), cremoso e de perfil mineral, com notas florais e vagamente salgado. Em suma, é simples, mas diferente – o que pedir mais?

Luís Morgado Leão
Enólogo de 46 anos, tem revolucionado e diversificado a oferta da adega alentejana desde 2012, fazendo grandes vinhos DOC Alentejo, incluindo monocastas e blends premium. É jurado de competições relevantes, como o Wine Master Challenge ou o Concurso Mundial de Bruxelas.
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito tem cerca de 300 sócios. Foi fundada em 1960 e a sua história, tornada sabedoria, reflecte-se nos seus vinhos, cada vez mais modernos, sem descurarem a tradição e o terroir específico da região.
À venda
Na loja da Adega: Bairro Industrial, Vidigueira (2.ª a sáb., 9h-13h e 14h-19h)
Na loja online da Adega: www.adegavidigueira.pt
Preço: €4,99
Scroll to top