• No products in the cart.
Finalizar Compra

RECUPERÁMOS UMA ADEGA CENTENÁRIA “ESCONDIDA”

RECUPERÁMOS UMA ADEGA CENTENÁRIA “ESCONDIDA”

E se ao recuperarmos o espaço da nossa loja de vinhos nos deparássemos com uma Adega antiga, datada do século XVIII? Isto foi o que nos aconteceu!

 

Nada poderia mudar mais um projeto, do que a descoberta de um edifício antigo para produção de vinho, dentro da própria Adega. Durante os trabalhos de remodelação do espaço, surgiram estruturas antigas, com várias fases de construção e adaptação à função que agora retoma: uma Adega tradicional num edifício nobre da vila de Vidigueira. Após esta descoberta optou-se por alterar o sentido da decoração inicial, deixando à vista a estrutura da Adega Velha, o que permitirá aos nossos visitante usufruir do espaço conforme este foi criado e permitir que todos tenham contato com a história.

José Miguel de Almeida refere que “A Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito está sediada junto da zona nobre e de primeira ocupação da vila de Vidigueira. De facto, não esperávamos que o edifício contíguo à Loja da Adega albergasse uma construção antiga com estas características, o que só vem dignificar esta Adega e a região.”

Após investigação por um dos historiadores da Adega, concluiu-se que esta rua foi ocupada por um número significativo de pessoas no início do séc. XVIII, como uma zona de expansão recente da vila de Vidigueira. Assume-se que terá origens bem mais antigas, entre os finais do séc. XVII e meados do séc. XVIII a contar pelas várias fases de construção que se encontraram.

A Adega Velha pretende ser um complemento da Casa das Talhas, o espaço de enoturismo da Adega, cujo foco é o vinho de talha e toda a sua abrangência história e cultural.

 

Este novo espaço de enoturismo, denominado Adega Velha, encontra-se ao lado da loja da Adega e pode ser visitado todos os dias das 9h00 às 19:00 horas.

A NOSSA EQUIPA ESPERA POR SI!

Scroll to top Reserve Agora